Rede de apoio e saúde da mulher
By: Claudia Manaia Moreira
Categorias:
Rede de apoio e saúde da mulher
A promoção de saúde mental é descrita como um conjunto de ações que visam, por meio de um processo de empoderamento, criar condições individuais, sociais e ambientais que permitam aumentar nos indivíduos a capacidade de ter controle sobre a própria vida. Logo, promover a saúde mental implica a utilização de estratégias que propiciem ambientes apoiadores e fortalecimento da resiliência dos indivíduos, demonstrando respeito pela cultura, priorizando a equidade, justiça social, dignidade pessoal e interconexões.
As relações sociais que estabelecemos não existem apenas para nos dar prazer. Elas também influenciam nossa saúde a longo prazo de maneiras tão poderosas quanto um sono adequado, boa alimentação e a não adoção de hábitos prejudiciais, como fumar. De acordo com a Universidade de Harvard, dezenas de estudos mostram que pessoas que têm relacionamentos satisfatórios com a família, amigos e comunidade são mais felizes, saudáveis e vivem mais.
Para as mulheres, manter uma rede de apoio sólida pode trazer benefícios especiais, até inesperados. De acordo com estudos mulheres que sejam mais saudáveis e ativas na sociedade, precisam estabelecer diferentes tipos de relações sociais e apoio mútuo. Por isso, precisam estar bem informadas sobre tais vantagens.
Quem já tem filhos conhece bem a primeira delas: a importância de receber suporte no pós-parto. Você já ouviu a expressão “é preciso uma aldeia para criar uma criança”? Ela significa que a responsabilidade não está toda nas costas da mãe, mas também das pessoas que a rodeiam.
Para que a criança desenvolva todo o seu potencial, familiares, amigos, educadores, profissionais de saúde e, é claro, o pai, devem participar do seu crescimento. Paralelamente, essa rede de apoio é fundamental após o nascimento do bebê, pois possibilita que a mãe amamente, diminua a possibilidade de desenvolver depressão pós-parto e tenha equilíbrio suficiente para cuidar do pequeno desde a tenra idade.
Ter boas amigas ainda ajuda as mulheres a lidar com situações estressantes, enquanto para os homens a estratégia é diferente.
Ainda não está convencida sobre o poder das amizades? Veja, abaixo, outros benefícios:
- Aumenta seu senso de pertencimento e seus propósitos;
- Aumenta a felicidade e reduz o estresse;
- Melhora a autoconfiança e a auto-estima;
- Ajuda a lidar com traumas, como o divórcio, e com doenças graves.
E aí , já falou com sua amiga hoje ?