Automatismo
By: Claudia Manaia Moreira
Categorias:
Automatismo
Porém, em determinados momentos da vida, entre uma atividade e outra, imersos na rotina diária, temos lampejos de insegurança e desconfortos. Surgem, como consequência, sintomas somáticos cada vez mais acentuados. Por exemplo, quando sentimos a angústia no peito, o corpo fica tenso e rígido e a mente ansiosa e preocupada com um sinal enorme de interrogação e incertezas.
Desta forma, podem surgir de nossa essência os questionamentos mais inquietantes sobre a vida:
- Quem sou eu?
- Por que estou aqui?
- Eu vou deixar algum legado nessa existência?
- E tudo o que eu aprendi e vivi, toda a luta que tive até hoje, qual o propósito disso?
Quando esses questionamentos tornam-se cada vez mais recorrentes e crises contínuas se ampliam, há uma grande oportunidade para desenvolvermos a nossa percepção e consciência.
Assim, uma evolução de vibração e frequência vai surgindo e temos uma grande oportunidade de ampliar as percepções, desenvolver a consciência e o Despertar!
No processo em busca da verdade, vamos despertando aos poucos, trazendo consciência, ampliando percepções, dissolvendo dogmas, crenças e hábitos nocivos.
Podemos trazer clareza e compreensão sobre as questões primordiais de nossas vidas. E também desenvolver uma melhor capacidade nas escolhas fundamentais e propósitos essenciais para esta existência, dessa forma, melhorar profundamente nossos relacionamentos em todos os âmbitos.
Em seu sentido literal, automatismo se refere ao estado ou atributo do que é automático. Atividade ou movimento devido a estímulos internos ou externos, independente da vontade e, de certa forma, inconsciente. Ou seja, ação com ausência de vontade própria.
Em meio a uma rotina corrida e cheia de compromissos não nos atentamos aos detalhes e nem reparamos nas inúmeras as atividades que realizamos no piloto automático, ou seja, quando o cérebro realiza atividades repetitivas sem que o indivíduo preste atenção nas mesmas. E não, isso não é um movimento de uma ou outra pessoa, todos nós fazemos!
Para realizar as diversas tarefas em seu dia a dia como, escovar os dentes, andar, ler uma revista ou mexer no celular, o ser humano criou hábitos para facilitar a sua rotina. Isso quer dizer que quando uma atividade vira um hábito, ela se torna natural e o cérebro demanda pouca energia e assim, consegue a realizar de forma inconsciente. Dessa forma, o órgão abre espaço e esforço para realizar outras tarefas conscientemente.
Então sair do automatismo requer cada vez mais uma atitude de interiorização , autodescoberta e consciência de si que você vai construindo aos poucos em sua jornada !